Dicas de organização de documentos pessoais.

Quem ai tem uma pasta só de documentos pessoais levanta a mão.

Regra número tanto para organização em Home Office ou na empresa.

Documentos pessoais devem sempre ter uma pasta para chama de sua.

Lembrando que, cada pessoa da família incluíndo os pets devem ter sua pasta com documentos como:

Certidão de Nascimento

Certidão de Casamento

Carteira de Identidade – RG

Cadastro de Pessoa Física – CPF

Carteira Nacional de Habilitação – CNH

Carteira de Trabalho e de outros resgistro como OAB, CRM e outros

Carteira de Vacinação

Certificado de Alistamento Militar

Passaporte

Título de Eleitor

Identidade para pessoas estrangeiras

No mundo digital hoje muitos documentos podem ser baixados em aplicativos, um exemplo é a Carteira Nacional de Habilitação – CNH e o Título de Eleitor, mas isso não substituirá jamais o original para alguns procedimentos em orgãos públicos.

Uma dica importante é digitalizar toda essa documentação e criar uma pasta na seu computador e também na nuvem para quando for necessário o envio o documentos você ter fácil acesso e também em caso de furto ou roubo ter todos os dados a mãos.

Vale lembrar que, para envio de documentos principalmente pessoais o formato em foto não será válido.

E se você for fazer qualquer negócio já mais envie ou aceite nesse formato.

O documento enviado sempre deverá está em formato PDF para evitar fraudes.

E ai me conta, se eu te pedir um documento pessoal você conseguiria encontrar seus documentos no escuro e ainda de olhos fechados?

Até aproximo papo!

Debora Monique

Consultora de Organização e Negócios

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