Dê valor ao documento, ele carrega algo valioso.

Com o passar do tempo e com o surgimento da tecnologia muitas pessoas deixam de dar valor ao documento impresso e outras que já tinham preconceito com arquivos e papeis por conta da burocracia que ele gera ignoraram mais ainda a importância que o documento ainda tem em nossas vidas.

 

Claro estamos no século XXI e a tecnologia está ai com seus downloads, WiFi, acesso remoto, ID digitais, leituras óticas enfim, tudo muito rápido e sem burocracia.

 

Porém qualquer documento carrega algo de muito valor e que todo mundo esquece e é primordial na vida todos. Sem documento não existe história. E você carrega uma.

 

Os documentos são importantes porque autorizam (ou não) certas interpretações, de modo que, como dizia antes, sem documentos, não existe História.

 

Afinal, papeis, e-mails, cartas, fotografias, jornais e outros documentos são produzidos para cumprirem uma certa função.

 

Os documentos são importantíssimos, claro, mas eles só ganham importância a partir do conteúdo que ele contem, e muitas vezes servem apenas como um valor simbólico.
Quando organizo documentos de home office, por exemplo, tenho clientes que guardam documentos da época dos tempos de escola, como a sua prova com a sua primeira nota dez, o primeiro crachá, a carteirinha do clube que frequentava e até a primeira cartilha.
Eu costumo dizer que um arquivo de documentos sendo ele pessoal as vezes , é mais valioso do que um closet cheio de roupas e sapatos caros.
Já no ambiente empresarial, o documento carrega a historia da empresa e dos funcionários que lá passaram desde de sua fundação.
Na organização de documentos empresariais conseguimos saber toda a trajetória da empresa. Se é uma empresa familiar, se os donos ou sócios são empreendedores. Se a empresa é familiar! Enfim, um DNA completo de toda a historia que a empresa teve até chegar onde está.
O planejamento de arquivos no ambiente empresarial deve ser pensado estrategicamente, através de uma política documental baseada no fluxo, acesso, segurança, ciclo de vida e preservação dos documentos. A empresa que investe no planejamento e gestão documental está realmente preocupada com a qualidade de suas informações e sabe que elas podem gerar novos conhecimentos, que reflete diretamente em seu desempenho no mercado.
Embora a tecnologia esteja fazendo o seu papel de maneira rápida e sem burocracia é importante ter a consciência que o documento mesmo que digitalizado e armazenado em nuvens jamais perderá o valor histórico que ele carrega.

Agora que você descobriu que o documento tem seu valor. Então vamos tentar dar mais valor a eles, afinal ele carrega a sua história e isso não tem preço.

Débora Monique

Consultora de Organização/Coach de Carreira e Pessoal

http://www.organizup.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *