A importância da organização pessoal no ambiente corporativo.

A organização pessoal está para vida pessoal assim como virou uma competência essencial no mundo corporativo.

As empresas hoje buscam além de conhecimento, especialização, tecnica e habilidades a organização pessoal. Um funcionário organizado tem seu valor, por que um desorganizado e pode atrapalhar muito o andamento da equipe.

Existem pessoas que são organizadas por natureza, suas mesas são impecáveis, quase não possuem papel em cima delas , mas outras pessoas tem uma dificuldade enorme em dar conta de tantas informacões e compromissos.

Quem ai nunca teve um colega de trabalho ou até um sócio desorganizado?

Quantas vezes você já precisou de um número de telefone importante e não se lembrou onde está registrado? Já demorou um tempão para encontrar um documento solicitado pelo seu líder a ponto de deixá-lo impaciente? Já procurou desesperadamente por um arquivo importante no computador por não lembrar em qual pasta arquivou e até o nome do mesmo? Você já ficou irritado por não conseguir lidar com acumulo de papel na sua mesa?

Se você se identificou com uma dessas situações, sua organização pessoal não anda bem e se você conhece alguém que faz isso, está na hora de alerta-la.

Muito se fala de organização pessoal fora do mundo corporativo. Como se ganhar tempo para ficar com os filhos, dar conta das tarefas domesticas e também do relacionamentos, mas a vida corporativa também tem que ser organizada e requer atenção.

A organização pessoal é uma competência imprescindível para o gerenciamento eficaz do tempo e para a produtividade e qualidade no ambiente de trabalho.

A nossa organização pessoal está associada sempre a Eficiência, controle do que temos que fazer e o que fizemos e comprometimento. Isso faz toda a diferença!

Claro que cada um tem sua forma de trabalhar, mas é muito importante se adaptar ao ambiente de trabalho e se manter  organizado para não ficar esgotado n final do dia e até mesmo não entregar um trabalho de qualidade.

Nosso hábitos refletem muito na nossa organização pessoal e uma das primeiras coisas que devemos fazer e revê-los. Por exemplo: se você tem uma caixa de emails desorganizada, comece a organizar a partir do momento que você tomou consciência de que está tudo saindo do controle.

Na maioria das vezes nas minhas consultorias de organização pessoal, as pessoas entram em pânico quando se dão conta do quanto está uma bagunça suas informações. E isso gera um stress e a pessoa fica angustiada e já cansada só de pensar o trabalhão que vai dar para organizar tudo que já deveria ter sido organizado.

Então dependendo do caso, comece de agora em diante e crie um método. E seja fiel a ele, em resumo tenha disciplina.

Hoje em dia existem muitos aplicativos e software gratuitos que ajudam muito a encontrar um método que melhor atenda o seu método de trabalho, eu uso muito Trello e Evernote e agendas inteligentes e até o bom e velho Follow-up, que nada mais é uma pasta de A a Z onde coloco etiquetas nas letras com uma numeracão de 1 a 31 e vou acompanhando diariamente os meus projetos.

Uma outra dica, é antes de começar a se organizar é descobrir como você aprende e ensina. Você é mais visual, auditivo, cinestésico ou digital? Como é o seu comportamental? é mais detalhista ou mais criativo? Isso ajuda muito a entender o por que você as vezes tem dificuldade com sua organização pessoal.

Quando entendemos como funcionamos, conseguimos nos adequar a algumas metodologias e até mesmo construimos uma que funcione de acordo com nossas necessidades.

Ser organizado é criar hábitos, seja ele na vida pessoal ou profissional. A organização pessoal é algo intransferível e como a palavra já diz, é “pessoal”, por que cada um tem o seu modo de se organizar, mas o importante é que seja algo agradável e não cansativo.

A organização física, ou seja, a capacidade de se manter organizado com seus objetos, sua papelada e seus compromissos, é apenas a ponta do iceberg da organização interna.

E lembre-se que essa organização pessoal, começa com a vontade própria e a disposição de fazer o que precisa ser feito. Então faça um reflexão e comece a sua organização pessoal, isso além de lhe trazer um grande aprendizado de vida, poderá ser um grande diferencial no seu trabalho.

Até o próximo papo!

Débora Monique

Coach e Consultora de Organização

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *