A importância do Desapego X Organização

Olá Pessoal,

O desapego é sempre um tema bem complicado em todos os campos de nossas vidas.

Essa palavrinha ao meu ver tem apenas uma tradução: “Perder a Dependência”. E vamos combinar aqui que nós seres humanos nascemos apegados, afinal somos formatados com o hábito de sempre dizer que é “MEU”. Meu trabalho, minha família, minhas roupas, meus amigos e por ai vai.

Quando aprendemos a desapegar quais os benefícios que essa atitude nos traz?  Sim, desapegar é atitude!

Bem, são vários os benefícios! O primeiro deles e passar a diante coisas que não servem mais e que perderam sua utilidade no dia-a-dia. Nos tempos de hoje a disponibilidade que temos de consumo são bem mais acessíveis e as coisas acabam que perdendo sua utilidade mais rápida.

Se desapegar também é ajudar ao próximo e tudo pode ser de muita serventia as pessoas que precisam. Note que quando há catástrofes todo mundo sai comprando coisas para doar e esquecem que dentro de suas casas existem coisas que podem ser doadas isso é uma forma positiva de desapego. E você não precisa esperar um tragédia acontecer para ter a atitude de ajudar o próximo.

Podemos também vender para os Brechós! Hoje existem até grupos nas redes sociais para esse tipo de desapego. Você desapega e ainda ganha com isso.

Porém existem aquelas pessoas resistentes a se desprender dos objetos antigos e a dica para essas pessoas é:

Reciclar/Otimizar o velho dando cara de novo, mas nem sempre isso é possível, afinal é necessário tempo para isso e dependendo se gasta muito também, mas o que seria ideal é que as pessoas vissem o desapego como algo prospero para sua vida. É uma maneira de reciclar as energias deixando que coisas novas entrem em suas vidas. Se a pessoa não tiver coragem peça a um amigo para ajudar a incentivá-lo a fazer isso. Acredite isso funciona muito bem na prática. Eu por exemplo, faço isso com minhas amigas que tem dificuldades na hora de desapegar das roupas e até mesmo de móveis.

A falta de desapego pode também influenciar nos relacionamentos familiares e na vida profissional, por que isso gera caos e desordem. E se você conviver com alguém organizado. Vai gerar conflito!!

Uma pessoa desorganizada não acha nada e muitas vezes acabam consumindo algo que já tem. O primeiro princípio da organização é ter o controle e visualizarmos o que temos para não consumirmos sem necessidade. Se sua despensa for desorganizada com certeza você irá ao super mercado e comprará o que já tem. E se estiver organizada é só fazer a listinha e pronto, só irá compra o necessário.

Imagine você trabalhando com uma pessoa desorganizada que na hora de comprar o material do escritório compra coisas que já existem. Desorganização gera desperdício. Dentro de casa a desorganização contamina todo o ambiente inclusive na educação das crianças. Geralmente as crianças se espelham nos pais e se ela for criada em meio à desordem ela com certeza levará isso para a escola e para a sua vida inteira.

Temos também a situação de quando a organização e o desapego depende de toda família. Será que quem mora sozinho é mais organizado?

Morar sozinho nem sempre é sinônimo de gente organizada. Organização é estilo de vida e ter essa consciência e atitude tudo fica mais fácil e mais leve no dia-a-dia. Quem mora sozinho, muitas vezes sabe que não tem ninguém que faça por ele, então ele se organiza para não ter que ficar procurando nada e ter mais tempo livre para fazer suas coisas e não se estressar. Afinal, para quem ele vai pedir ajuda?

Conheço pessoas que moram sozinhas e suas casas é um verdadeiro caos, vivem atrasados e nunca acham nada.  E existem famílias que são organizadas, pois cada um respeita seu espaço. O grande diferencial está exatamente no respeito entre as pessoas. Se cada um organizar o seu espaço e saber respeitar o espaço dividido por todos a convivência será harmoniosa. E claro não se esquecer de desapegar sempre deixa o ambiente mais agradável de conviver ainda mais em família.

Porem é bastante comum a bagunça torna um problema sério entre a família. E qual seria melhor forma de reverter essa situação?

Não tem jeito, a melhor formar de se resolver o caos da bagunça é reunir a todos da casa e verificar onde podem melhorar na organização diária. Esse sem dúvida é o primeiro passo.

Depois é ir criando pequenos hábitos no dia-a-dia da casa. Note que esses hábitos são bem pequenos mesmo como, por exemplo, onde deixar todas as correspondências da casa, onde deixar as roupas sujas, criar uma bandeja de café da manhã onde todos os itens de café de todos da casa estejam sendo que o ultimo só tem que guardar a bandeja e não todos os itens separadamente. Isso economiza tempo e cria-se um hábito.

E acredite! manter tudo no devido lugar é bem mais difícil do que se desapegar e organizar o caos. Por que isso requer disciplina e mudanças de hábitos.

A dica minha dica nesse caso é tentar se policiar e perceber o quanto a organização está fazendo a diferença no dia-a-dia. A consciência disso fará a diferença para cada um. Na grande maioria das vezes temos alguém que cuida da nossa casa e de nossas coisas, então ensinar a essa pessoa a organizar ajuda muito a manter tudo em ordem.

E lembrar que a organização bem feita é aquela que você faz para o bem comum de todos e não só para você mesmo. Assim, todos poderão usufruir do bem estar que é ter tudo organizado.

Se desapega e ser organizado é respeitar você e o próximo que com vc convive, por isso, não se torne apegado e mantenha-se organizado.

Deixo aqui uma frase para reflexão de todos sobre o desapego.

Um grande abraço!

Débora Monique 
Consultora de Organização e Coach de Carreira e Vida Pessoal. 

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