Como planejar e executar o “sonho” da segunda carreira ?

 

Olá pessoal,

Hoje vamos falar sobre possibilidade de ter uma segunda carreira.  Tenho percebido que há uma mudança comportamental das pessoas perante suas carreiras e o que desejam alcançar com elas.

Existe um novo olhar para se atingir metas, objetivos  e a tal sonhada posição de poder. Hoje as pessoas buscam mais satisfação e bem estar do que apenas chegar ao topo simplesmente para ganhar mais ou ser líder.

As maiores queixas são: Quero fazer algo novo, quero ser desafiado ou quero ter qualidade de vida e trabalhar com tranquilidade sem pressão. Enfim, quero ousar e arriscar! e ter liberdade de escolher quando e como você fazer.

E ai que aquela vontade de ter uma segunda carreira começar a se manifestar é geralmente está relacionada com realização pessoal, desafiar-se. A necessidade de preencher algo que nos falta. Uma excelência!

Porém, podemos ressaltar que essa excelência está mais voltada com realização pessoal e  satisfação no que faz do que cumprir metas, regras e chegar ao topo.

É algo mais leve e geralmente administrado de maneira mais emocional do que intelectual e racional.  E por muitas vezes encarada como uma segunda chance de fazer dar certo.

Como planejar e executar o desejo de uma segunda carreira?

As tais perguntinhas mágicas sempre ajudam e muito nesses momentos de inquietudes e novos rumos.

Comece questionando-se:

Por que?

Como?

Quando?

Onde?

Quando Custará?

Quais os Elementos limitantes?

Quais os Recursos Necessários? 

Quais o valores que irei agregar com essa nova carreira ? 

Isso se chama plano de ação. Use para qualquer coisa que for fazer em sua vida. É como um mapa mental! Ajuda a tomar decisões e também mostra a realidade de qualquer projeto.

Com essas perguntas você conseguirá responder algumas questões importantes para se arriscar em uma segunda carreira. Como as vantagens e desvantagens. Seus campos de possibilidades, ganhos e perdas.

Lembrando que existe sempre uma possibilidade de dar errado. Previna-se, se questionando sempre e pesquisando bem também essa possibilidade.

É muito importante também que você já tenha um bom conhecimento na carreira atual. Isso trará segurança emocional e também financeira para que você possa se desenvolver para a segunda carreira.

Quando temos domínio em um área que já atuamos. Temos a competência e isso nos deixa mais seguro para arriscar coisas novas e planejar algo novo, por que se algo der errado você terá a primeira carreira como apoio.

Nesse momento de escolha de segunda carreira, não tenha pressa e nem ansiedades. Faça de forma tranquila, e sem pressa. Planeje sempre! Organiza-se mais ainda. Com isso você pode continuar desenvolvendo seu atual trabalho sem afeta-lo e poderá ter tempo para o novo desafio.

Aprenda que risco é algo em que o resultado é incerto. E entenda que todo aprendizado é valido. Então! Saiba reconhecer que deu errado e siga em frente tentando não insistir nos erros.

Fique feliz em querer mais uma carreira, isso é sinal que você é uma pessoa que quer mais e ter algo novo irá despertar novas descobertas e grandes aprendizados. Foi o tempo que o conceito ideial era ter uma carreira só para o resto da vida.

Com o acesso a informação que temos hoje é rápido ir além e fazer as pesquisas necessárias. Hoje tudo desperta mais interesses e também aguça o conhecimento para aprender cada vez mais sobre qualquer coisa.

Nos dias de hoje, por exemplo, você pode ser um brilhante advogado mas pode também desenvolver uma carreira paralelamente de psicanalista.

O profissional do futuro não é o com mais formação e diplomas mas sim o que tem mais versatilidade e que está atualizado sempre. Por isso hoje as pessoas se permitem abrir leques de possibilidades de carreira.

Lembre-se que não existe momento certo de apostar em uma nova carreira e ir além. O momento certo é aquele em que você deseja algo além do que já faz. Aquela vontade de fazer algo novo, aquela angustia de não estar completo. Aquela sensação que falta alguma coisa para me completar E o desejo de inovar, fazer diferente e melhor. Essa é a hora. A hora de experimentar algo.  Isso vai de cada individuo e qual história está por trás dele.

Somos feitos de histórias de vidas, e isso é que nos faz seguir por alguns caminhos e fazer escolhas.

Você pode ter quantas carreiras quiser, mas para isso vai precisar de três coisas fundamentais.

Disponibilidade, interesse e organização.

Nada de preguiça! Seja uma pessoa interessada e use planejamento, vá em busca de conhecimento e seja amigo da organização e da tecnologia.

Com isso, você terá uma carreira mais que brilhante. Você terá satisfação em tudo que se propor a fazer. E se precisar de ajuda procure um bom profissional na área de coach de carreira para lhe orientar.

Débora Monique

Coach Organizacional de Carreira e Pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *