Dicas de como planejar e organizar melhor o seu dinheiro para 2018

Olá Pessoal,

Aqui estão algumas dicas de como planejar e organizar melhor seu dinheiro em 2018. Afinal ainda estamos passando por uma crise bem difícil.

Lembrando sempre que, isso deve virar um hábito em suas vidas, assim tudo fica bem mais fácil.

Planejar e Organizar é preciso para ter uma vida mais tranquila e sem stress e não ficar no vermelho.

Espero que gostem!

Dica 1: Planejamento na ponta do lápis

Não adianta ficar no achismo. Acho que vou quitar tal dívida, acho que vou investir naquilo. E no final, tudo foi embora em lembrancinhas. Para saber exatamente o quanto pode gastar em cada coisa que deseja, não existe outra solução: lápis no papel. Ou uma boa planilha, claro. Saiba o quanto tem para gastar, e fracione em orçamentos próprios para dívidas, presentes, viagens e afins.

Dica 2: Endividado? Renegocie e resolva

Se os números estão no vermelho, aperte os cintos. Se o cartão de crédito está acumulando feito bola de neve no pagamento mínimo, ou o cheque especial está estourado, é hora de parar e repensar a vida financeira. Aproveite o dinheiro extra, respire fundo e abra mão do consumo para renegociar as dívidas, que têm as maiores taxas de juros do mercado.

Dica 3: Não compre por impulso

A tal da Black Friday virou piada no Brasil.  Apelidada de Black Fraude, com o sugestivo slogan Tudo pela metade do dobro, essas manobras muitas vezes desonestas do comércio são a prova viva de que pesquisa é fundamental. Portanto, evite o velho costume de sair às compras no dia 23 à tarde. Compare preços, peça sugestões de amigos, pesquise reclamações sobre o produto. Hoje em dia, com a internet, isso está mais fácil que nunca.

Dica 4: Poupe!

Quem está com as finanças azuis e consegue ter um dinheirinho sobrando, não existe nada melhor que poupar. Além dos ideais 10% do salário para o futuro e emergências, aproveite para guardar o que puder. Uma boa forma de poupar sem ter tanta coceira nas mãos depois é planejar um objetivo maior: poupar para uma grande viagem internacional, um carro novo, um objeto de tecnologia de ponta, um imóvel.

Dicas: De como economizar supermercados, shopping e salão.

Dicas Supermercado

  1. Faça uma lista de compras

Acredite a famosa lista faz toda a diferença na hora de ir ao supermercado. Não tenha preguiça fazer uma lista nos livra dos excessos e do consumismo. Além disso, ela faz com que gastemos menos tempo no supermercado.

  2. Coma antes de fazer compras

Sim, comer antes de fazer compras é o ideal. Se você ir ao mercado com fome vai querer comprar aquilo que não deve e não precisa na sua dispensa. Se você se alimenta você estará menos ansioso, tranquilo e focado para comprar.

3. Vá sozinho as compras

Se puder não leve crianças ao supermercado, além de não de não ser lugar para eles e são os consumistas master. Pois tudo que veem de novidade querem comprar. Com isso você evita gastos além do previsto e alguns stress com eles caso resolvam chorar. O ideal é apenas uma pessoa para fazer o mercado, reveze com o companheiro essa tarefa.

4. Compre com Sabedoria

Faça compra mensal de produtos não perecível e semanal de produtos perecíveis. Com a inflação do jeito que está é o mais sensato a se fazer e  você evitará que frutas, legumes, verduras, hortaliças e carnes estraguem em sua casa ou que produtos passem da validade e acabem no lixo.

5. Não tenha preguiça 

Não tenha preguiça! pesquise os preços antes de comprar, visite outros mercados principalmente os dos bairros que tem promoções fantásticas. Todos nos temos o habito de ir apenas e um mercado e acabamos ficando refém dele pela comodidade de conhecer os corredores e ter aquele produto que gostamos. Porém principalmente em época de crise pesquise e experimente novas marcas, pois as vezes o distribuidor é o mesmo e você paga apenas pela marca famosa do produto.

Dicas Shopping

  1. Shopping não é passeio 

Erro número um das pessoas que adoram falar que vai ao shopping para passear. Errado! Shopping como já diz o significado da palavra é: CENTRO DE COMPRAS. Então se não quer gastar não vá nele. E se for foque no que vai fazer. Se for ao cinema vá direto e entre nele não fique dando voltas, pois você com certeza vai ficar inclinado a comprar. E se for almoçar faça o mesmo. Hoje por menos de R$ 100,00 não se almoça em um shopping. Então reflita antes de sair para ir ao shopping passear.

 2. Compre apenas o que precisa e vai usar

Seja focado em suas compras e compre aquilo que se propôs a comprar quando saiu de casa. Se é um sapato preto olhe apenas as vitrines de sapato. E se precisa só do preto para que comprar o marrom e o cinza do mesmo modelo? Não exagere!

3. Não compre só por que é moda

 Comprar tudo que a moda lança é complicado. Hoje em dia ela muda tão rápido que as vezes nem deu tempo de usar. Tente ser equilibrado e faça a seguinte pergunta: Quantas vezes eu vou usar essa peça? Isso já fará você pensar se vale ou não a pena comprar. Lembre-se a moda passa mas o seu estilo não. Então compre apenas se for algo que dentro daquele conceito de moda hoje você poderá usar quando a moda acabar.

4. Experimente  

Comprar por impulso é o maior habito de todos nós. Olhamos gostamos da estampa e pronto vou levar. Errado! Experimente a peça ou o calçado. Acredite o manequim é a peça mais perfeita da loja. Tudo nele fica lindo e cai bem, já em nós….Então para não gastar em uma blusa que você acreditou ser linda e quando chegou em casa ficou horrível. Experimente antes de passar o cartão.

 5. Aproveite as promoções.

A melhor época dos shopping para compras é a das promoções para dar aquela repaginada no guarda roupa. Cuidado apenas para não comprar por impulso. Compre aquelas peças que você vai descartar ou que sempre quis ter mas estava caro. Controle o impulso!

Dicas Salão

  1. Faça suas próprias unhas

Acredite fazer as próprias unhas pode ser divertido. A palavra se cuidar é fantástica e atrativa, mas na verdade quem cuida da gente é a manicure e não nós. Então para economizar aquele dinheiro sagrado. Que tal começar a fazer suas próprias unhas? Hoje em dia tem vários quites de unhas fantástico para começar a cuidar das unhas. Pratique esse momento!

2. Não exagere no salão

Não precisa ir ao salão todos s dias. Vá de 15 em 15 dias para fazer o pé e a mão. Nesse intervalo faça a manutenção em casa.  Repense suas idas ao salão e faça uma conta de quanto você gasta por mês. Você vai perceber o quanto sai caro ir toda a semana.

3. Faça sua própria hidratação 

Hoje em dia as hidratações em casas estão cada vez mais simples e práticas. Compre sua própria hidratação e faça você mesmo, você não precisa pagar para outra pessoa fazer isso. Claro que o resultado com o profissional é melhor mas se você fizer uma manutenção semanal em casa não precisará gastar tanto. Uma vez por mês com o profissional já está ótimo.

4. Leve sua própria tinta. 

Para aquelas que precisam pintar os cabelos com freqüência tente negociar com seu cabeleireiro de fazer um pacote mensal e leve seu próprio produto. Assim você vai economizar bastante. Negocie a sua beleza!

5. Aproveite as Promoções 

Aproveite as promoções semanais! Muitos salões colocam promoções durante a semana com preços imperdíveis Então que tal mudar a unha de sábado para segunda-feira?

E que venha 2016 cheio de novos hábitos e grandes conquistas!

Débora Monique

Consultora de Organização/Coach de Carreira e Pessoal

http://www.organizup.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *