Novembro Azul

Assim como o Outubro Rosa, mês dedicado a chamar a atenção para a importância de exames preventivos contra o câncer de mama, há também o Novembro Azul, com a mesma finalidade, só que desta vez direcionado aos homens e o câncer de próstata.

A próstata, que é uma glândula essencialmente masculina, é um órgão pequeno – com formato de maçã e o tamanho de uma noz. Fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Sua função é produzir parte do sêmen.

Este tipo de câncer é o 6º mais comum do mundo, atingindo cerca de 10% dos tipos da doença. É o 2º tipo mais comum no Brasil, e é considerado uma doença da terceira idade, por sua incidência ocorrer majoritariamente em homens com mais de 65 anos.

Devido à natureza invasiva do exame de prevenção (a introdução dos dedos do médico no reto do paciente) e a cultura machista que ainda prevalece, principalmente entre os homens mais velhos, ainda são muitos os que relutam em realizar os exames de prevenção, que devem começar a partir dos 40 anos de idade.

Por conta disso, muitas vezes o câncer é descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal, o que poderia ser perfeitamente evitado com o diagnóstico precoce. Vale lembrar que, apenas no Brasil, são mais de 50 mil casos por ano, dos quais 12 mil infelizmente terminam em óbito.

E é aí que entra o Novembro Azul. Criado na Austrália em 2003, é conhecido como Movember, que é uma combinação de moustache (bigode) e november (novembro). Vamos todos colocar nossos bigodes e ajudar a popularizar a campanha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *