O clipe desde a segunda guerra mundial e sua UTILIDADE na organização de documentos.

A invenção do clipe moderno é, com frequência, atribuída ao inventor norueguês Johan Vaaler, em 1899, que fez um impacto tão grande no país que durante a Segunda Guerra Mundial muitos do país colocavam clipes em suas lapelas como um símbolo de solidariedade contra os nazistas.

É por isso que há uma estátua de 23 m de um clipe de papel na Noruega.

Desenhado há 100 anos e patenteado em Washington D.C., o clip está entre a lista de 999 melhores invenções de todos os tempos da Phaidon Design Classics.

Desde a sua criação e disseminação pelo mundo, foram criadas inúmeras versões de clipes, com variadíssimas formas e materiais e diferentes marcas e desenhos que desafiaram o original, incluindo clipes de plástico coloridos.

O clipes para papel é um artigo indispensável em um escritório, mas a funcão dele acaba assim que você leva seu documento para o arquivo de guarda permanente.

A função do Clipes é de ajudar na organização diária do documento enquanto ele está ativo e sendo manuseado. Depois disso ele não terá mais função.

Quando utilizamos clipes, colchetes ou grampos metálicos nos documentos, a tendência é que esse material oxide e manche os documentos danificando as informações.

A acidez do papel, condição que pode danificá-lo, decorre da presença de elementos metálicos no documento, como grampos, bailarinas e clipes.

Para a conservação de documentos, principalmente os de guarda permanente, de- ve-se evitar a perfuração e o uso de elementos metálicos (grampos e clipes, por exemplo).

O clipe ideal para a organização de documentos é o Niquelado .

O clipes de arame niquelado não é tão utilizado quanto o galvanizado, pois possui um preço mais elevado devido a aplicação de níquel sob o aço, o que o torna muito mais resistente a ações do tempo.

Lembre-se! que o clipes de arame niquelado é apenas mais resistente, e isso não quer dizer que ele não vai oxidar com o tempo.

Gostaram de saber mais sobre a história do clipes e qual a forma correta de utilizá-lo na organização dos documentos?

Até o Próximo papo!

Consultora de Organização e Negócios

Clipe de papel gigante erguido em 1989 em Sandvika, Noruega, para homenagear a invenção de Vaaler. Este clipe de 23 pés de altura é o Gem, não aquele patenteado por Vaaler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *