A cultura organizacional da sua empresa está saudável?

Para quem como eu, que ama organização, sabe o quanto é importante se organizar na sua vida pessoal, imagine na empresa.

Toda empresa nasce com uma cultura desde o começo, já que nasce a partir dos valores de alguém.

A cultura organizacional na verdade é um conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização. Lê-se “ritual” As cerimônias de fim de ano e as comemorações do aniversário da organização.

Quando se é organizado, tudo é mais leve e prático. Além de lhe trazer aquela liberdade de lidar com o tempo de maneira tranquila e o melhor sem stress. Se isso funciona na vida pessoal no dia-a-dia das empresas é maravilhoso.

Pare e pense! Quanto tempo você passa na vida trabalhando? Pensou? então a Cultura Organizacional é uma maneira de garantir que todos os colaboradores estejam alinhados e em sintonia e mantê-la saudável não é uma tarefa muito fácil.

É como uma roda, que gira e funciona com a base dos valores da empresa. Porém alguns e a maioria gestores esquecem da importância que ela tem na empresa. E o quanto ela pode refletir de maneira positiva na rotina de trabalho.

A ferramenta de analise comportamental é uma grande aliada na Cultura Organizacional. Através dela se tem uma visão ampla acerca da personalidade dos profissionais que fazem parte da equipe e associa as competências técnicas e comportamentais com os objetivos da organização.

A primeira coisa a se identificar na Cultura Organizacional é o que ou quem está contaminando o ambiente de trabalho ou o processo dele. Acredite! muitas vezes o problema também está no processo e no método de trabalho.

Porém na maioria das vezes o problema é comportamento do colaborador.

Trabalhar em desarmonia, não é saudável!, pois começam a surgir boatos e fantasias sobre as relações do trabalho. Pessoas que não sabem, equilibrar o pessoal com profissional tendem a criar esse clima.

E não é muito difícil identificar quando uma empresa está com sua Cultura Organizacional:

  1. Os gestores são Chefes e não lideres;
  2. Colaboradores desmotivados,
  3. Colaboradores insatisfeitos,
  4. Colaboradores que começam a competir de forma extrema sem trabalho em equipe,
  5. Colaboradores que não assumem os seus erros e culpam o colega,
  6. Turnover elevado quando se começa a achar normal a alta rotatividade de colaboradores na empresa.
  7. Ambiente de fofoca;

Se Você identificou-se com algum item acima, a sua cultura organizacional está tóxica.

Uma cultura organizacional saudável possui os seguintes fatores

Jogo aberto “Transparência”

Todos do time de colaboradores devem saber, desde o momento do recrutamento, os objetivos da organização e como eles estão ligados ao sucesso da empresa.

Reuniões semanais ou mensais devem ser organizadas para informar e discutir com os colaboradores os progressos ou não)da empresa.

Valores

Uma equipe de trabalho engajada e motivada em seu crescimento pessoal, como grupo e no desenvolvimento da organização é um bom sinal de uma cultura organizacional saudável

Por isso, é preciso trazer esses valores e manter esses trabalhadores na empresa para que haja uma cultura motivadora.

Capital humano

Colaboradores que apenas cumprem horário e levam o trabalho com a barriga serão bastante nocivos para o clima e cultura organizacional da empresa.

O capital humano é, certamente, a parte mais importante da cultura organizacional. Este capital é fortalecido pelo trabalho em equipe para a resolução de problemas e superação das adversidades.

É importante a aceitação implícita pelos colaboradores da Cultura Organizacional . Ela é também reforçada pelo próprio processo de seleção, que elimina as pessoas com características discrepantes com os padrões estabelecidos e ajuda a preservar a cultura.

Sabemos que, mudanças na cultura organizacional são lentas, pois demandam que os colaboradores se comportem de novas formas, o que pode não estar alinhado ao que as fez aderir inicialmente àquela organização.

Então fique atento aos valores da empresa e dos seus colaboradores e aplique as mudanças necessárias para que a Cultura Organizacional se mantenha harmônica. Tendo como base valores alinhados e equipes motivadas.

E lembre-se não só de metas e resultados uma empresa se mantém! Cuide da Sua Cultura Organizacional

Débora Monique

Coach Organizacional e Consultora de Organização.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *