Home Office, o que ele me ensinou?

Foto: Patricia Nogueira – http://www.patricianogueira.com

 

Quando larguei o ambiente corporativo a exatos 11 anos, não imaginei que iria me adaptar ao home office.

Eu demorei quase um ano para realmente começar a ser produtiva. Embora tivesse o mesmo trabalho que fazia na época. Foi muito difícil e muitas inseguras surgiram.

No começo, sentia falta de tudo! até do telefone que tocava sem parar. Na época eu dava conta de 4 linhas telefônicas. Hoje uma das coisas que mais detesto é falar no telefone. Afinal foram 18 anos de ambiente corporativo.

Nessa transição duas coisas foram difíceis. A falta de alguém me delegando e cobrando algo. e o convívio social.

Nos primeiros 6 meses fique super perdida, por que não tinha mais três chefes me pedindo coisas, telefone tocando, milhões de emails para ler e responder, fazer arquivos e outras atribuições que tinha no período das 08h00 as 18h00. E não tinha mais os colegas para almoçar, trocar informações e muito menos os Happy Hours. E acreditem! Até no dia do meu aniversário senti falta do bolinho e o Parabéns com aquele cartão clássico assinado pelos colegas de trabalho.

Depois, comecei a entender que tudo era uma questão de organizar o tempo! E de organização eu entendo desde que me conheço por gente.

Porém não adiantava ser organizada e não saber me auto delegar. E claro, o principal. Ter disciplina! O grande segredo do home office é você criar uma rotina e segui-lá.

A lenda diz que home office é qualidade de vida (mais tempo) e eu repito sempre dizendo. Qualidade de Vida = Disciplina + Organização = Tempo bem aproveitado. Cuidado, o Home Office é o maior robador de tempo que já conheci.

Depois de 1 ano eu já estava adaptada ao ritmo do Home Office. Logo resolvi o problema do convívio social. Comecei a inserir no dia a dia almoço com colegas, clientes e até amigos. Isso me trouxe mais leveza na nova rotina.

Todo dia pela manhã, seguia o roteiro que criei para dar conta de tudo e do a mais que tinha no meu cronograma, por que, quando se está trabalhando em casa as rotinas domésticas devem ser organizadas junto. Afinal, que vai preparar o almoço? bye Bye Fast Food.

No home office você é chefe de você mesmo, da sua empresa, da casa e muitas vezes do seu próprio cliente. Por que você faz o ritmo, dá o limite e o start para que tudo aconteça e você consiga trabalhar e entregar resultados.

Eu costumo dizer que o Home Office é um trabalho muito solitário e se você não tiver disciplina e criatividade ele vai te engolir.

Quando migrei para o Home Office eu tinha a meu favor a organização, um hábito que sempre fez parte da minha criação e que no trabalho sempre adicionei como competência.

Sair do corporativo foi uma escolha! E a vida em home office me fez uma pessoa melhor! hoje sou mais leve, comunicativa, menos estressada. E aprendi com ele que é possível entregar resultados e se manter comprometido com seu trabalho estando em casa. A tal qualidade de vida que todo mundo diz hoje para mim se resume em equilíbrio e paz.

Estou respirando Home Office a 11 anos e hoje vim compartilhar um pouco do que foi minha transição para esse mundo. Por que sei que milhares de pessoas nesse momento estão apenas passando por ele, por ser necessário e seguro para a saude de todos.

Alguns estão amando, outros estão detestando e outros repensando a vida no corporativo.

Acredite, tudo é uma fase! e o meu conselho para você que:

Está amando – curta mas não perca o foco e a disciplina, aproveita esse momento para tomar o café devagar, almoçar com a família e se dê ao luxo de dar aquela descansada no final da tarde sem ter que pegar aquele transito infernal.

Está detestando – Acredite meu amigo (a) isso é uma fase e ela passa. Aproveite esse momento para repensar sua maneira de trabalhar, sua organização e derepente hora de reaprender algo ou entender o por que não está funcionando para você. O que nos incomoda fala muito sobre quem somos e como estamos lidando com as mudanças ao nosso redor.

Está repensando a vida no corporativo – Planeje bem a transição! Faça uma escolha com segurança, por que, é isso que vai te manter vivo todos os dias na rotina do Home Office. Se você for organizado já é meio caminho, mas não é tudo.

Estamos todos passando por grandes aprendizados e o Home Office sem duvida está ensinando muito a todos nós.

Feliz Home Office a todos!

Débora Monique

Consultora de Organização na Organizup

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *