Organização Corporativa não é Organizacão Empresarial

Hoje vamos falar um pouco sobre a diferença de organização corporativa para a organização empresarial.

Sim tem diferença!

Faça o seguinte testes: entre no Google e coloque organização corporativa e você vai se deparar com Governança Corporativa. Sabe por que? por que organização Corporativa é uma coisa e Organizacão empresarial é outra.

E você personal organizer (Consultora de Organização) a não ser que tenha feito uma faculdade de Governança Corporativa não faz esse trabalho.

Organizacão corporativa ( Governança Corporativa) é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

Já a organização em um ambiente empresarial é um fator crucial na obtenção de resultados positivos. O desperdício de tempo, de recursos financeiros e de materiais, ocasionado pelo sumiço de algum documento ou alguma informação, pode trazer inúmeras consequências negativas para uma empresa.

É muito importante saber a diferença entre as duas, por que isso impacta e muito na profissão de profissional de organização.

A organização corporativa é um universo abrangente onde existes vários nichos de organização a serem desenvolvidos pelos sócios, gestores e donos da empresa.

Na organização em um ambiente empresarial preocupasse com adequação de sua estrutura ao seu porte e abrangência de operações.  O mapeamento de processo, a necessidade de organização de documentos e o desenvolvimento humano fazem parte desse tipo de organização.

Cuidar da organização empresarial é um processo contínuo que depende da colaboração de toda a equipe, uma vez que todos ao mesmo tempo geram e precisam acessar os dados da empresa. Assim, se os processos não são padronizados e seguidos por todos, fica quase impossível alcançar o sucesso! Contudo, apenas com algumas mudanças no dia a dia e ferramentas poderosas, é possível otimizar os processos e a organização, o que certamente será muito útil para todos.

Hoje as empresas estão em busca de soluções para organização e isso é excelente para o crescimento da profissão de personal organizer, porém existe cuidar com as armadilhas do mercado.

Existe uma necessidade de se preparar para esse mercado, por que uma simples certificação e técnica de organização não basta. A necessidade de estudo e conhecimento na área é fundamental para não cair em armadilhas e até mesmo prejudicar a imagem dos profissionais da área.

E acredite a tabela de temporalidade é o que menos importa nesse tipo de organização.

Vou deixar algumas dicas para quem quer entrar nesse universo de organização empresarial.

  1. Não se apresente como personal organizer e sim como consultora de organização;
  2. Lembre-se organização corporativa não é organização empresarial, então não entre em um nicho que você não tem conhecimento você vai prejudicar a sua marca e a profissão;
  3. Se especialize na área e tenha conhecimento das leis, só uma simples certificação não lhe dará respaldo na hora de executar o trabalho;
  4. Identifique o que o cliente quer, para não cair em armadilha. Acredite alguns na hora do caos, não sabem diferenciar organização corporativa da empresarial ;
  5. E jamais trabalhe sem o apoio dos departamentos da empresa, eles fazem tudo ficar mais fácil e prático;
  6. E nunca trabalhe sem contrato de prestação de serviço;

Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de organização, é só colocar as dicas em prática!

Ate o próximo papo!

Débora Monique

Coach Organizacional e Consultora de Organização.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *