Organizando a vida com o horário de verão

Todos os anos ele chega e causa um impacto de leve no nosso cotidiano. Sim, estamos falando do começo do horário de verão, que adianta o relógio em uma hora. Essa mudança altera o ritmo do nosso corpo, que leva normalmente 2 semanas para voltar ao ritmo, mas com as nossas UpDicas da semana, vamos mostrar como se adaptar melhor!

Acorde um pouquinho mais cedo a partir de hoje
Faltam alguns dias para a mudança, mas você pode começar a adaptação agora, programando o despertador para tocar 15 minutos antes do habitual. Assim, seu corpo já vai sentindo as mudanças.

Dê mais atenção à alimentação noturna
Até o corpo entrar no ritmo novamente, dê mais atenção à alimentação para não prejudicar o sono. Evite refeições de difícil digestão e dê adeus à cafeína e bebidas energéticas depois que o sol se por.

Aproveite a luz natural para colocar a casa em ordem
Chegar em casa com o céu ainda claro é uma bênção! Você pode aproveitar esses momentos de luminosidade natural para fazer aqueles reparos e a manutenção da casa e ganhar mais tempo no final de semana.

Evite o estresse noturno
E não estamos falando de atividades desagradáveis que vão tirar o seu sono. Evite fazer qualquer coisa que possa te deixar agitado: praticar esportes, assistir um filme muito agitado ou um seriado viciante, jogar videogame o até mesmo aquele livro que te prende demais.

Tire cochilos
Não se trata de dormir horas a fio para compensar, mas tirar pequenos cochilos de no máximo meia hora quando for possível, para dar uma equilibrada na reserva de sono, seja após as refeições ou em algum momento do fim de semana.

Não quebre o compromisso com a atividade física
É muito normal sentir-se mais cansado durante os primeiros dias, mas não utilize isso como desculpa para não ir na academia. A atividade física, inclusive, melhora bastante a qualidade do sono. Mas atente que o exercício não deve ser feito tarde da noite.

E procure levar sua vida como sempre foi, com suas atividades e compromissos habituais. Após algum tempo de esforço, você poderá tranquilamente aproveitar o dia – ou como diria o poeta romano Horácio: Carpe diem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *