Tenha seu Pó de Não, sempre a mão.

Vire e mexe em diversos momentos em nossas vidas temos que dizer não para pessoas, folgadas, preguiçosas e por muitas vezes oportunistas.

Sendo no ambiente profissional ou no pessoal dizer não, realmente é difícil, mas se você souber dizer o não de uma forma positiva pode sim ajudar muito quem ouve esse não. Afinal, Não é Algo que ninguém quer ouvir e por vezes não sabe ouvir.

Aprendi ao longo do tempo a andar com o meu Pó de não sempre ao meu alcance, principalmente para algumas pessoas que surgem com urgências do nada.  No mundo de hoje as pessoas criam urgências como Gremlins. E na maioria das vezes nem é tão urgente assim.

Dizer não é libertador para quem dá e para quem o receber é sempre uma reflexão e um aprendizado.  E claro sinaliza LIMITE.

Se posicionar é o grande segredo. Pense! Se você disser sim pra tudo e para todos acabará servindo de escada para o outro o tempo todo.

POSICIONE-SE!!! Com algumas falas positivas para dar um não você ensina o outro a evoluir e ainda ganha o respeito de brinde.

Seja nobre e generoso! Diga Não, com fundamento e não esqueça que tem que fazer sentido! Não se pode simplesmente dizer não e virar as costas e deixar a pessoa no vácuo e no escuro. Dê o não, mas sinalize caminhos.

Em uma situação que alguém lhe peça algo para agora por puro capricho e para ganhar vantagem em alguma situação.  Você pode simplesmente dizer : Não, eu não posso ajudar mas você já pensou na pessoa tal? No método tal? No processo Y? Faça o outro enxergar as possibilidades. E sinalize que você não é a tal escada para ele resolver os problemas dele.

Quando dizer não ofereça sempre:

  • opções de pessoas,
  • processos,
  • métodos e
  • fale com naturalidade e equilíbrio.

Um não bem dado faz com que o outro evolua e reflita. E você fica com os ombros mais leve.

Então providencie o seu pó de não e nunca esqueça que a primeira pessoa da sua vida é Você e suas prioridades. O abusados que aprendam a esperar ou a fazer.

Veja também o vídeo no Youtube:

Bjs Débora Monique

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *